segunda-feira, 10 de novembro de 2008

VALE A PENA A POLÓNIA

Bem... parece que chegou a minha vez de contribuir para o blogue! Para não abusar em texto quero apenas dizer que estamos a ser muito bem recebidos na Polónia. Estou surpreendida pela beleza deste país e pela simpatia das pessoas. Aliado à convivência com os novos amigos e à possibilidade de viajarmos por outras cidades e por outros países... estou simplesmente a adorar!!!
Como tenho a fama... quero ficar com o proveito! Passo a explicar, dizem que tiro fotos a tudo e a nada :) então vou deixar aqui algumas delas para mostrar alguns dos momentos e locais por nós desfrutados...

Câmara Municipal na Rynek (à esquerda) em Wroclaw, esta imagem é um dos postais mais conhecidos da Polónia.

Casas de Hansel e Grettel (à diretita)...quem não conhece os famosos contos dos Irmãos Grimm? Pois é aqui em Wroclaw têm as casas de Hansel e Grettel e por sinal muito engraçadas.
Ainda no centro, junto à Câmara Municipal(foto de cima e foto de baixo). O centro têm edificios fantásticos e de várias cores. Alguns são de arquitectos famosos outros datam alguns séculos e ainda bem conservados.

O grupo de erasmus que vivemos no mesmo piso da Arka...Um "pote de culturas" dado que somos de vários países da Europa. Foto junto a um Papa e numa das ilhas de Wroclaw. A Igreja que se encontra nas nossas costas é uma das três mais antigas da Europa.
Foto numa das reuniões que tivemos...
Na cerimónia de abertura do ano lectivo, com professores, com o reitor e com outros colegas... O banquete não podia ser melhor e fica a foto para causar mais água na boca :)

Umas das zonas de bares em Wroclaw...todos eles com uma decoração muito original.
Mais um dos tantos gnomos que existe nesta cidade...a este acho imensa piada porque está encostado à sua casinha, hehehe

Na foto de cima vê-se a Catedral de Santa Maria e na foto de baixo é a fachada principal da Universidade de Wroclaw.

Duas fotos onde se podem ver dois dos braços do rio Odra...

Esta foi a nossa primeira noite em Cracóvia...num bar bastante original...abaixo de terra, em estilo de masmorras e com uns belos sofás vermelhos a contrastar.
Foto da Torre da antiga Câmara em Cracóvia. Cracóvia é uma das cidades mais lindas da Polónia e foi também à bem pouco tempo a capital deste país.
Em casa de Bartek, na aventura do "Couch surfing" ...posando para a foto, mas ainda com muito sono. Obrigada a ele que nos recebeu muito bem.

Mercado dos Tecidos na praça central, uma das imagens mais conhecidas de Cracóvia.
O Paulo, o João e eu...

A caminho do Castelo de Wawel, imagem da colina do Castelo de Wawel. Um dos monumentos a visitar em Cracóvia...lindissímo além de ser um local dos mais importantes na Polónia, pois é aqui que repousam os restos mortais de alguns dos reis da Polónia.
Bem... "vir a Cracóvia e não ver o Papa é como ir a Roma e não ver o Papa" :)). Figuras alusivas ao Papa João Paulo II estão bem presentes na Polónia, principalmente nesta cidade onde ele foi Arcebispo.
Aqui a fazer palhaçadas para a foto...dentro dos muros da Colina de Wawel e com a Catedral de Wawel ao fundo.

Seguiu-se a visita ao Bairro dos Judeus, onde visitamos sinagogas, cemitérios. Apreciamos a vida quotidiana neste bairro e até provamos...lol...a comida!!! eu não gostei...depois de trocar comida com o Paulo para misturar sabores o que me levou a comer tudo foi a fome!!!

De novo na praça principal com alguns dos monumentos mais emblemáticos de Cracóvia...

Visita ao Mercado dos Tecidos. Dentro havia muitas lojinhas engraçadas onde se pode comprar de tudo.
Vista panorâmica do cimo da Torre da Câmara. Com a Igreja de Mariaski ao fundo.
Passeio à noite pelo Barbacã, um dos monumentos mais importantes da Cracóvia Medieval.

Segunda noite de "Coush surfing"... como éramos tantos, numa casa, com uma casa de banho tão pequena, estes malandrecos resolveram lavar os dentes na cozinha... talvez eles não se lembrem muito bem porque a bebida nos bares estava forte...looooolllll. Paulo não me esqueço do hamburger que ambos andamos a tentar aquecer no microondas!!! hehehe

Novo dia... e mais pesado... porque realmente Aushevitz deixa qualquer pessoa triste. A famosa entrada com a frase "O trabalho liberta". Nem sei aqui o que dizer mais... apenas que este lugar arrepia e por vezes leva as lágrimas aos olhos.

O grupo reunido à espera da guia para entrarmos no segundo campo. Por cima das nossas cabeças, com ar cansado e melancólico, pode ler-se numa placa vermelha mais um memorial às vitimas.


Semanas mais tarde, outro grupo da Arka, fizemos uma pequena viagem a umas montanhas, a 50 km de Wroclaw, aqui fical algumas das fotos...
Uma torre encontrada a meio do caminho, e o grupo a posar para a foto.

No topo da montanha.
Realmente é um passeio que vale a pena mas que nenhum de nós sabia que tinhamos de andar volta de 5 horas para chegar ao topo e regressar. Pelo menos levamos comida nas mochilas....
Com umas tantas peripécias e "malhos" que fomos tendo ao longo do caminho, não valia a pena rir do que caiu primeiro que outro ía a seguir.

Mas no fim valeu a pena! Realmente a montanha tinha percursos bem demarcados e bem bonitos. O cimo da montanha possui uma igreja datada da idade média, onde nessa época faziam determinados cultos.


Agora é esperar pela chegada dos restantes cinco, pois todos eles viajaram, e de certeza que trazem boas aventuras para contar. Neste fim de semana fui das poucas a ficar na Arka... mas o que vai ser recompensado pela chegada do meu namorado dentro de algumas horas:). Bruno boa viagem!!!








Sem comentários: